Swipe to the left

LED para cicatrização: conheça os benefícios

LED para cicatrização: conheça os benefícios
Por Thais Ferreira 3 anos atrás 2821 Visualizações Sem comentários

Diversos estudos comprovam a eficiência do tratamento com LEDterapia como principal recurso para a cicatrização dos mais variados tipos de lesão de pele. De acordo com estudo comparativo sobre a eficiência do laser e do LED para o tratamento de lesões de pele, publicado pelo Portal da Enfermagem, ambos apresentaram a mesma eficiência no processo de cicatrização.

Laser ou LED para cicatrização da pele?

De acordo com estudo comparativo sobre a eficiência do laser e do LED para o tratamento de lesões de pele, publicado pelo Portal da Enfermagem, por Silvia Angélica Jorge, Diretora do Departamento de Enfermagem do Hospital de Clínicas da UNICAMP e Conselheira Científica e vice-presidente da Sobest – Associação Brasileira de Estomaterapia, o laser e o LED tiveram a mesma eficiência no tratamento de lesões de pele como úlceras arteriais, úlceras venosas, úlceras de pressão, lesões diabéticas, deiscências cirúrgicas, queimadura, feriadas traumáticas, entre outros.

O estudo comparativoteve o objetivo de verificar se a coerência do laser poderia dar mais resultado no processo de cicatrização, entretanto, notou-se que essa característica do laser é indiferente, já que a luz ao penetrar o tecido, perde essa coerência, sendo essencial a dose e comprimento de onda para que haja a fotobiomodulação.

Assim, laserterapia e LEDterapia têm a mesma eficiência na cicatrização da pele, sendo necessário que o profissional escolha a forma de tratamento a seguir, de acordo com a facilidade de acesso do paciente.

O que é a LEDterapia?

A LEDterapia ou fotobiomodulação, também conhecida como terapia a laser de baixo nível (LLLT), é o uso de luz vermelha, concentrada em certos comprimentos de onda, que tem como alvo os cromóforos na mitocôndria celular.

A absorção da luz vermelha pelas mitocôndrias faz com que haja aumento na produção de ATP, com mais energia dentro da célula, a proliferação celular da área que recebe o tratamento com fotobiomodulação é maior e mais rápida, assim, as células mortas ou danificadas são substituídas.

A aplicação da LEDterapia permite que o corpo acelere o seu processo natural de recuperação. 

 

É uma  tecnologia nova?

Os efeitos da luz em organismos vivos é estudado desde 1903, mas, apenas em 2002, o FDA ( Food and Drug Administration) aprovou pela primeira vez um dispositivo com essa tecnologia. 

Embora seja uma tecnologia antiga, no Brasil ela foi aprovada pela Anvisa, mas ainda não é muito conhecida e difundida para a população geral, sendo mais conhecida e indicada por especialistas. 

Preciso de um especialista para aplicar LEDterapia?

Diferente da laserterapia, normalmente aplicada por um especialista, a aplicação da LEDterapia é bastante facilitada por seu design desenvolvido especialmente para se adaptar à área a ser tratada. 

As placas de LED podem ser aplicadas em ambiente hospitalar, mas, são desenvolvidas especialmente para possibilitar também a auto aplicação, assim, é recomendado que as instruções sejam seguidas, especialmente sobre o tempo de aplicação e periodicidade das sessões.

Cicatrillux: LEDterapia para cicatrização 

Um dispositivo de LEDterapia, indicado para cicatrização é o Cicatrillux.  É uma placa compacta,  que pode ser aplicada em casa.  Basta envolver a placa ou curativo de LED em um plástico filme PVC, prender com a faixa elástica e iniciar o processo: após ligar na tomada, acione levemente o botão "Start/Stop". Será emitido o som de dois bips, acendendo os LEDs a sessão inicia.

Assim que o tempo adequado pré-programado (10 minutos) encerrar, o dispositivo emitirá um novo som com um bip e apagará os LEDs, então, basta tirar a placa e descartar o plástico filme PVC.

Em caso de ferimentos mais complexos, é necessário buscar a orientação de um profissional especializado para que ele analise a periodicidade das aplicações e avalie o tratamento complementar necessário, com pomadas, cremes e medicamentos, além do processo adequado para curativos, entre outras práticas para garantir a eficiência do tratamento. 

As placas de LED são seguras e o Cicatrillux pode realizar até 1000 aplicações, recomenda-se não olhar diretamente para o LED, mas, o curativo de LED não esquenta e é seguro para aplicação domiciliar, podendo ser aplicado por especialistas ou familiares e pacientes.  

Conheça o Cicatrillux, placa de LED para cicatrização!