Swipe to the left

O que é LEDterapia ? Conheça a tecnologia que veio para ficar!

O que é LEDterapia ? Conheça a tecnologia que veio para ficar!
Por Thais Ferreira 3 anos atrás 4390 Visualizações Sem comentários

A luz solar é muito importante para a saúde humana, desde os primórdios é utilizada como tratamento, assim a luz sempre despertou interesse de grandes cientistas e foi objeto de estudo da maior parte dos grandes estudiosos que puderam comprovar seu efeito.  Abaixo, vamos explicar o que é a LEDterapia e seus benefícios para o corpo humano. 

O que é LEDterapia ? 

A LEDterapia ou fotobiomodulação, também conhecida como terapia a laser de baixo nível (LLLT), é o uso de luz vermelha, concentrada em certos comprimentos de onda, que tem como alvo os cromóforos na mitocôndria celular . As mitocôndrias são organelas celulares frequentemente chamadas de “potência da célula” devido ao seu papel na produção de energia. 

Essas pequenas estruturas poderosas quebram os nutrientes e os transformam em energia ou trifosfato de adenosina (ATP). Quando as mitocôndrias absorvem luz vermelha e infravermelha concentrada, elas produzem mais ATP, o que aumenta o transporte de energia dentro das células e causa aumento da proliferação celular. 

A proliferação celular é o processo pelo qual as células se dividem e substituem as células danificadas ou mortas. Em tecidos danificados, a fotobiomodulação ajuda a aumentar o processo natural de cura do corpo.

Por ser uma possibilidade de tratamento eficaz e menos invasiva, os equipamentos de LED estão cada vez melhores por combinações de cores e com aplicação facilitada, podendo tratar ou otimizar o tratamento de diversos quadros, de forma segura, prática e rápida.

Trata-se de um recurso único ou complementar de diversos quadros das diversas áreas da medicina, como ginecológica, vascular, neurológica, e muscular, além de sua ação analgésica.

O que é um LED?

LED significa "diodo emissor de luz". Um LED é um dispositivo semicondutor que emite luz quando uma corrente elétrica passa por ele. O que torna os LEDs diferentes de outras lâmpadas é que eles são dispositivos de estado sólido , o que significa que não usam filamentos aquecidos e, portanto, não dependem da radiação térmica para produzir luz. 

Os LEDs também podem ser configurados para comprimentos de onda de luz específicos, tornando-os ideais para terapia de luz. A cor da luz é determinada por seu comprimento de onda, e os LEDs produzem diferentes comprimentos de onda de luz, dependendo da distância entre as bandas de energia no material semicondutor 

A origem do tratamento com luz

Muitas vezes, não nos damos conta de que a luz é um dos principais fatores para a manutenção da vida no planeta, o florescer da primavera, a maior disposição no verão são consequências da luz solar, não se expor ao sol pode levar o ser humano a desenvolver transtornos depressivos.

Isso porque, a produção da serotonina e o aumento da produção da Vitamina D beneficiam o organismo como um todo, evitando depressão, proporcionando melhora na qualidade do sono, fortalecimento do sistema imunológico e até como auxiliar do emagrecimento. 

Por tantos benefícios, a utilização da luz na saúde acontece há mais de 100 anos.  Veja a linha do tempo:

Linha do tempo 

Década de 1870: Thomas Edison,  o inventor da eletricidade, demonstrou seu protótipo de luz incandescente em 1879. Em 1925, metade de todas as casas nos Estados Unidos tinha energia elétrica.  

1903 : Niels Ryberg Finsen ganha o Prêmio Nobel de Tratamentos de Terapia de Luz Precoce

O cientista Niels Ryberg Finsen sofria com um distúrbio metabólico que afetava sua qualidade de vida. Buscando se tratar, o Dr. Finsen tomou banho de sol e investigou os efeitos da luz nos organismos vivos. Ele desenvolveu uma teoria de fototerapia que mostrou como comprimentos de onda específicos da luz podem ter efeitos benéficos.

1917: Albert Einstein desenvolve os princípios modernos do laser

Estabeleceu os fundamentos teóricos da tecnologia do laser, em um artigo de 1917 sobre a teoria quântica da radiação.

1967: A descoberta da fotobiomodulação

A fotobiomodulação foi descoberta por acidente quando o Dr. Endre Mester percebeu os efeitos positivos de um laser de baixa potência no crescimento do cabelo e na cicatrização de feridas em camundongos. Isso levou a um maior interesse científico na estimulação das células para melhorar a cura e o crescimento, e o campo da fotobiomodulação nasceu. 

Década de 1980 : Experimentos da NASA com terapia de luz no espaço

No final dos anos 1980 e no início dos anos 1990, a NASA testou como a terapia de luz baseada em LED funciona para o crescimento de plantas no espaço com estimulação de luz vermelha.

Década de 1990 : Lançadores da tecnologia LED na era moderna da terapia da luz

A tecnologia LED existe desde a década de 1960, mas não foi até a década de 1990 quando os avanços começaram a reduzir significativamente os custos de iluminação e melhorar a eficiência. Isso tornava a fototerapia pessoal uma possibilidade. 

2002: Aprovação internacional 

O FDA aprovou pela primeira vez um dispositivo de terapia a laser de baixo nível, também conhecida como fotobiomodulação ou LEDterapia. 

Diferentes tipos de cores e benefícios para a saúde

A luz é uma energia radiante composta de vários comprimentos de onda, cada uma tem um efeito nas células, a cor da onda varia de acordo com o comprimento dela.

O tratamento com LEDterapia utiliza alguns destes comprimentos de onda (cores) para obter vários benefícios para os tecidos biológicos, conheça os principais benefícios das cores mais utilizadas:

Azul (400-470nm)

Possui propriedades antibacterianas, auxilia no clareamento da pele e hidratação. 

Verde (470-550nm)

Evita a hiperpigmentação da pele.

Âmbar (570-590nm)

Capaz de proporcionar a síntese de colágeno e elastina, ela também permite o aumento da microcirculação, estimula o metabolismo celular e melhora a hidratação e aspecto da pele.

Vermelho (630-700nm)

As ondas de cor vermelha aumentam a produção de energia das células do corpo humano, assim, elas agem como um poderoso anti-inflamatório, aliviando dores crônicas e agudas, também possuem propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes.

Infravermelho (700-1200nm)

O infravermelho tem efeito similar ao do vermelho no organismo, mas, por apresentar maior profundidade, a luz penetra mais fundo no tecido, o que resulta em um tratamento mais eficiente.

 A LEDterapia é indicada para quais tratamentos? 

O tratamento com LEDterapia é capaz de resolver diversos quadros como tratamento único, em caso de lesões musculares, ele é capaz de regenerar os tecidos de forma rápida e ainda agindo como um forte analgésico.

Em caso de feridas por pressão, a utilização da luz infravermelha por si só acelera o processo de cicatrização o que permite atingir o resultado almejado, entretanto, a fotobiomodulação tem o poder de acelerar resultados, assim, sua utilização como complementar a tratamentos tem se mostrado ainda mais efetiva.

Para os atletas, por exemplo, ela é capaz de potencializar o laser de alta potência, sendo uma boa técnica de fisioterapia a utilização de ambos os tratamentos. Em caso de feridas por pressão, a manutenção das pomadas e cremes específicos também é interessante, já que a placa de LED potencializa sua ação.

Em tratamentos para calvície e fortalecimento capilar, a utilização da luz intensifica o poder de ação das medicações específicas aplicadas, também é possível utilizar as placas para alívio de dores musculares em geral e pós-cirúrgicas.

Existem estudos que comprovam que a utilização das placas de luz infravermelha é capaz de tirar a dor do parto e promover a recuperação do tecido vaginal.

 Principais aplicações

  • Rejuvenescimento da pele e renovação celular;

  • Cicatrização de feridas e úlceras por pressão;

  • Regeneração de tecidos musculares;

  • Efeitos anti-inflamatórios (redução de gordura e celulite);

  • Efeito analgésico;

  • Reparo de tecido epitelial (mucosa), auxiliar no tratamento de mucosite.

 

Gostaria de entender ainda mais sobre a aplicabilidade da LEDterapia? Entre em contato conosco.