ledterapia-fotobiomodulacao-cosmedical

O poder da LEDterapia

A LEDterapia (LLLT) também conhecida como fotobiomodulação (PBM) é um tratamento totalmente natural e não invasivo que cura o corpo em um nível celular.

Todos os seres vivos precisam produzir trifosfato de adenosina (ATP) ou energia celular. O ATP é a fonte de energia de todas as células do corpo. Sem ele não podemos funcionar.

Quando as células estão felizes e saudáveis, o ATP é produzido pelo seguinte:

Durante a respiração celular, uma enzima, a citocromo c oxidase (CCO), ajuda o oxigênio a se ligar ao NADH (dinucleotídeo de nicotinamida adenina e hidrogênio). Isso produz ATP sintase, que converte a energia do próton em ATP.

Quando as células não estão felizes e saudáveis (por causa de doença, estresse, etc.), ocorre o seguinte:

As células estressadas criam óxido nítrico.

O óxido nítrico compete com o oxigênio e se liga ao CCO. A produção de ATP sintase não pode ser produzida sem NADH e oxigênio. O ATP não pode ser produzido sem a ATP sintase.

Em outras palavras, o estresse torna a produção de energia celular difícil, senão impossível.

mitocondria-cosmedical

Como a fotobiomodulação afeta a energia celular?

Uma maneira de garantir que temos células saudáveis produzindo ATP suficiente é absorvendo a luz vermelha na pele.

A LEDterapia ao ser aplicada na pele, é suficiente para afetar o corpo em nível celular. Ela estimula a produção de espécies reativas de oxigênio que ajudam a enviar sinais das mitocôndrias para o núcleo.

A luz também quebra a ligação do óxido nítrico com o CCO, permitindo que ele se ligue ao oxigênio para produzir ATP sintase.

Como a fotobiomodulação tem um efeito na saúde mitocondrial, diversas condições que são causadas por disfunção mitocondrial, teoricamente podem ser tratadas com o uso das luzes.