Swipe to the left

Mucosite: o que é, quais são as causas?

Mucosite: o que é, quais são as causas?
Por Beatriz Sanches | Time Cosmedical 2 anos atrás 9012 Visualizações Sem comentários

Embora haja um número considerável de efeitos colaterais desagradáveis ​​associados à quimioterapia, a mucosite oral ainda consegue estar no topo da lista de muitos pacientes por um motivo muito simples: é uma condição incrivelmente desconfortável que interfere na vida cotidiana. 

O que é mucosite?

A mucosite é uma inflamação na boca ocasionada pelo tratamento com quimioterapia e radioterapia, trata-se de um efeito colateral muito comum no tratamento com determinados agentes quimioterápicos.

Esta inflamação acomete todos os tecidos moles da boca: parte interna dos lábios, céu da boca parte interna das bochechas, língua, assoalho da língua e todo o tecido digestivo que vai da boca e passa pela garganta, faringe, laringe, esôfago, até o final do intestino grosso.

Atualmente a condição acomete 50% dos pacientes submetidos à quimioterapia convencional, 80% dos submetidos à quimioterapia e radioterapia (para transplante de células-tronco) e quase 100% dos pacientes submetidos à radioterapia de cabeça e pescoço.

Quais são os sintomas de mucosite? 

  • Boca e gengivas vermelhas, brilhantes ou inchadas;
  • Sangue na boca;
  • Feridas na boca ou na gengiva ou língua;
  • Dor ou dor na boca ou garganta;
  • Dificuldade em engolir ou falar;
  • Sensação de secura, leve queimação ou dor ao comer;
  • Manchas suaves e esbranquiçadas ou pus na boca ou na língua;
  • Aumento de muco ou saliva mais espessa na boca.

 Quais são os fatores de risco?

A mucosite é muito comum em pacientes submetidos a esses tratamentos e alguns fatores aumentam o risco de aparecimento ou a gravidade das lesões.

  • As mulheres são mais propensas que os homens a desenvolver mucosite;
  • Doenças como a AIDS, diabetes, doença renal, entre outras comorbidades;
  • Histórico de má nutrição ou dieta pobre em vitaminas, minerais e proteína;
  • Alterações odontológicas prévias mal corrigidas;
  • Tabagismo ou alcoolismo;
  • Infecção causada por vírus, fungo ou bactéria;
  • Reações alérgicas a alimentos ou medicamentos;
  • Lesão prévia na boca.

O que causa a mucosite? 

Naturalmente, as células de todo o tecido digestivo se regeneram rápido, mas, a ação da quimioterapia retarda este processo, pois os agentes quimioterápicos promovem a inibição de processos celulares, esta inibição não permite a troca celular, o que ocasiona lesões.

Como a mucosite é diagnosticada?

Ao consultar seu médico você possivelmente será informado de que poderá desenvolver mucosite durante o tratamento. O exame físico da boca, língua, gengivas é suficiente para confirmar o diagnóstico. A mucosite se instala nos primeiros dias após cada sessão do tratamento.

Portanto, é preciso estar atento a qualquer sintoma de desconforto na boca como ardência e/ou vermelhidão e comunicar a equipe médica, assim que os desconfortos iniciarem, afinal, sua evolução é rápida e pode inclusive comprometer o tratamento, de acordo com seu grau.

A Organização Mundial da Saúde - OMS classifica a mucosite em 4 graus, de acordo com seu aspecto clínico, sendo eles:

Grau 1: irritação ou vermelhidão;

Grau 2: vermelhidão e lesões ulcerativas que ainda permitem uma dieta sólida;

Grau 3: lesões ulcerativas com necessidade de dieta pastosa ou líquida;

Grau 4: o paciente não consegue se alimentar.

Por que a mucosite pode comprometer o tratamento oncológico?

Em casos severos, a mucosite é uma porta de entrada para microrganismos, o que pode acarretar em um quadro ainda mais grave. Assim, antes de iniciar o grau 3, na maior parte dos casos, os especialistas suspendem a quimioterapia por um período ou diminuem o agente quimioterápico, o que compromete o tempo de tratamento.

Como tratar a mucosite? 

Existe um conjunto de medidas para tentar reduzir os efeitos da mucosite. Tais como higiene bucal, uso de medicamentos, crioterapia e LEDterapia

odontollux-para-o-tratamento-da-mucosite-oral

LEDterapia para o tratamento da mucosite

No universo de modalidades terapêuticas estudadas na prevenção da mucosite oral a terapia com o LED se destaca como uma alternativa eficaz na prevenção e no tratamento da mucosite oral, apresentando-se como um tratamento não traumático, de baixo custo e com bons resultados.

A LEDterapia pode ser aplicada em casa, sem a necessidade da ida ao profissional.

Ela emite luzes vermelhas específicas, aplicadas diretamente na mucosa, com efeito analgésico e que aceleram a cicatrização das lesões. 

Essa tecnologia é utilizada na cicatrização de várias formas de úlceras, não só na mucosite. Esse tratamento é recomendado por vários profissionais, pelas sociedades médicas para apoio de pacientes com câncer.

Conheça o Odotollux: dispositivo de LEDterapia indicado para mucosite oral!

 

Consulte um médico antes de iniciar qualquer tipo de tratamento!