Swipe to the left

Conheça os tipos e a classificação de queimaduras

Conheça os tipos e a classificação de queimaduras
Por Thais Ferreira 3 anos atrás 2887 Visualizações Sem comentários

Conheça os tipos e a classificação de queimaduras 

As queimaduras são lesões ocasionadas na pele pelo contato com o calor, a radiação, a eletricidade, as substâncias químicas ou ainda com seres vivos venenosos como as taturanas, a água viva”, a urtiga, entre outros. De acordo com a profundidade da lesão, as queimaduras são classificadas em graus e é de acordo com essa classificação que se determina o tratamento adequado.

Queimaduras na pele podem ser classificadas de primeiro grau, em que é afetada a derme, parte mais superficial da pele, até o terceiro grau, em que nervos e ossos podem ser comprometidos. Conheça os tipos, classificação das queimaduras na pele e a forma adequada de tratamento!

 Quais são os diferentes tipos de queimaduras?

Uma queimadura geralmente resulta de uma transferência de energia para o corpo. Existem muitos tipos de queimaduras causadas por contato térmico, de radiação, químico ou elétrico.

Queimaduras térmicas: queimaduras causadas por fontes externas de calor que aumentam a temperatura da pele e dos tecidos e causam a morte ou carbonização das células dos tecidos. Metais quentes, líquidos escaldantes, vapor e chamas, ao entrarem em contato com a pele, podem causar queimaduras térmicas.

Queimaduras de radiação: queimaduras devido à exposição prolongada aos raios ultravioleta do sol ou a outras fontes de radiação, como raios-x

Queimaduras químicas: queimaduras devido a ácidos fortes, álcalis, detergentes ou solventes que entram em contato com a pele e / ou olhos.

Queimaduras elétricas: queimaduras de corrente elétrica, seja por corrente alternada (AC) ou corrente contínua (DC)

Classificação de queimaduras 

Queimadura de 1º grau

Quando a queimadura é superficial, é classificada como de 1º grau, ela acomete a parte mais superficial da pele, a derme, como os pelos e glândulas da pele são preservados, a dor é intensa e ocorre vermelhidão. As queimaduras solares, na maior parte das vezes, são de 1º grau.

Tratamento adequado para queimadura de 1º grau

Nesse caso, o ideal é colocar a região queimada debaixo de água corrente em temperatura ambiente por, pelo menos, 15 minutos.

Em seguida, é recomendado manter um pano umedecido em água fria, durante as primeiras 24h, este pano deve ser trocado todas as vezes que aquecer.

Não se deve aplicar produtos como óleo, manteiga, pasta de dente no local, recomenda-se a utilização de pomadas hidratantes ou cicatrizantes específicas para queimaduras, como a pomada Unguento, entre outras opções. 

Queimadura de 2º grau

Em caso de queimadura de 2º grau, a epiderme e a derme são afetadas, o que ocasiona dor intensa, neste caso, ocorre vermelhidão, edema e a pele descama em até 10 dias, a dor pode permanecer por dois dias.

Nesse caso, recomenda-se, em seguida do acidente, manter a área imersa em água, pois com esse procedimento, é possível que a profundidade da lesão diminua, pela redução da liberação de histamina e supressão da produção de tromboxano.

Em nenhum caso de queimadura na pele é recomendado o uso de água gelada ou gelo, afinal, por ocasionar vasoconstrição, o gelo e a água gelada podem contribuir para a evolução da queimadura.

Tratamento para queimadura de 2º grau

Em uma queimadura de 2º grau, recomenda-se buscar ajuda médica para tratamento adequado da lesão que envolve a utilização de sulfadiazina de prata ou outros bactericidas e cuidados com curativos adequados para evitar a contaminação ou que o material lesione ainda mais a pele, também é preciso utilizar analgésicos que devem ser recomendados pelo médico.

 Na maioria dos casos, as queimaduras de 2º grau apresentam bolhas, recomenda-se que elas não sejam estouradas para evitar contaminação e para que não comprometa a cicatrização, evitando manchas e cicatrizes. 

Queimadura de 3º grau

Neste caso, os tecidos mais profundos são atingidos, podendo comprometer inclusive nervos, músculos e estruturas ósseas, pode não haver dor e isso demonstra ainda mais gravidade, pois indica que a sensibilidade foi totalmente perdida.

Em caso de queimaduras de 3º grau, é preciso tirar a pessoa do local de risco e chamar o serviço de emergência, não é recomendado tentar retirar as roupas de cima da região afetada, pois a tentativa de retirar o tecido ou higienizar o local pode agravar o problema. Para auxiliar até que o socorro médico chegue, é possível utilizar soro fisiológico ou água para refrescar a região acidentada.

A aparência da queimadura deste grau é esbranquiçada ou carbonizada, o tratamento pode incluir intervenções cirúrgicas, enxertos de pele e cirurgias plásticas, ainda assim, mesmo após a cicatrização, pode ocorrer retrações e restrição de movimento na área queimada.

LEDTERAPIA para caso de queimadura na pele

LEDTERAPIA é muito efetiva em qualquer tratamento para pele, afinal, ela é capaz de estimular os cromóforos que ficam na mitocôndria celular, o que proporciona que essas pequenas estruturas poderosas quebrem os nutrientes e os transformem em energia ou trifosfato de adenosina (ATP).

Quando as mitocôndrias absorvem luz vermelha e infravermelha concentrada, elas produzem mais ATP, aumentando o transporte de energia dentro das células, acelerando a proliferação celular. 

A proliferação celular é o processo pelo qual as células se dividem e substituem as células danificadas ou mortas. Em tecidos danificados, a fotobiomodulação ajuda a aumentar o processo natural de cura do corpo, o resultado é a regeneração da pele, cicatrização e melhora geral da aparência.

Neste caso, a utilização da LEDTERAPIA com luzes vermelha e infravermelha é a opção mais indicada, tendo em vista que a combinação das luzes garante a regeneração do local e aumento de colágeno.

A terapia com LED é de fácil aplicação e não há emissão de calor, o que não compromete a área afetada por queimaduras, mesmo que a placa de LED seja aplicada poucas horas após acidentes com queimaduras de 1º grau e 2º grau.