Swipe to the left

Síndrome da Ardência Bucal: causas e tratamentos

Síndrome da Ardência Bucal: causas e tratamentos
Por Thais Ferreira 3 anos atrás 2847 Visualizações Sem comentários

A Síndrome da Ardência Bucal (SAB), Síndrome da Boca Ardente ou Glossodínia é uma condição que acomete, principalmente, pessoas com algum transtorno de ansiedade, depressão ou ainda que estejam sendo submetidas a condições de estresse. Trata-se de um problema bastante desconfortável, sem uma causa exata.

Mais comum em mulheres no pós-menopausa, a SAB é caracterizada por sensação de ardência ou queimação na língua ou por toda a boca, com ou sem sinais inflamatórios e sem lesões específicas que caracterizem o problema. 

Principais sintomas da Síndrome da Ardência Bucal

A SAB tem como sintoma dor na boca, alterações do paladar, sem lesão clinicamente detectável na mucosa, estes desconfortos são relatados como uma queimação, de intensidade moderada a severa que pode acometer as bordas da boca e ponta da língua ou toda a mucosa oral.

Os pacientes também apresentam mais salivação e alterações no paladar, com dificuldade para sentir gosto doce e com a sensação de sabores para o metálico, salgado ou amargo.

Lábios e boca seca podem fazer parte do quadro, a composição salivar também muda, com o aumento de potássio, proteínas e fosfatos, a saliva fica mais espessa e pegajosa. 

Quais são as causas da Síndrome da Ardência Bucal?

A causa exata da síndrome da boca ardente primária ainda não é conhecida, hoje, conclui-se que se trata de um problema multifatorial, embora seja mais comum em mulheres no pós-menopausa, a Síndrome da Ardência Bucal também acomete mulheres jovens e homens e, principalmente, homens e mulheres mais velhos.

Assim, para o diagnóstico e tratamento, é preciso que o paciente seja avaliado de forma global para verificar o que pode estar desencadeando a SAB, 85% dos pacientes com síndrome da boca ardente sofrem de algum distúrbio psicológico, como ansiedade, depressão, insônia e hipocondria. 

Tipos de Síndrome da Ardência Bucal

A SAB pode ser classificada em primária ou secundária, esta classificação varia de acordo com a causa que manifesta o problema, na Síndrome da Ardência Bucal primária, a causa nunca é identificada.

Na síndrome da Ardência Bucal Secundária, conhece-se o agente causador e de acordo com ele, determina-se o tratamento. Estas causas podem ser diversas como infecções, deficiências nutricionais, refluxo, próteses mal ajustadas, medicamentos e até a síndrome de Sjögren, doença autoimune que tem como sintoma a secura ocular e secura na boca. 

Diagnóstico e especialista indicado

Os especialistas mais procurados pelos pacientes são dentistas, dermatologistas e otorrinolaringologistas, os dentistas especialistas em estomatologia são os mais indicados para o diagnóstico e tratamento da síndrome da boca ardente, pois são especializados em doenças próprias do complexo maxilo-mandibular e também das manifestações bucais de doenças sistêmicas. 

Tratamentos

Por ser um problema multifatorial, especialistas incluem vitamina B12 e ferro no tratamento e, como o problema também está associado a pós-menopausa, a reposição hormonal também pode ser indicada. Entretanto, somente com estas medidas, a melhora dos sintomas não acontece. Assim, faz parte das indicações o uso de corticóides, analgésicos, antibióticos, retinóides e psicotrópicos.

A utilização de laser em baixa intensidade ou LEDterapia tem se mostrado muito eficiente no tratamento da SAB primária e secundária, pois a irradiação do laser promove a regeneração das fibras nervosas. O tratamento também conhecido como LEDterapia possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, ajuda a reduzir os sintomas de dor e sensação de queimação em pacientes com SBA. 

Esta alternativa é indicada a todos os pacientes, principalmente para aqueles que passam por outros tratamentos e não podem combinar os medicamentos necessários. A LEDterapia pode ser feita diariamente e em casa, com uma solução específica para aplicação na boca, a COSMEDICAL criou o ODONTOLLUX, esta placa de LED se adapta a boca e é programada pelo tempo indicado para a região, sendo necessário apenas 7 minutos por dia. 

Dicas

Alimentos quentes, bebidas gaseificadas e café tendem a piorar as sensações de ardência provocadas pela síndrome que são aliviadas com a ingestão de alimentos frios e gelados, assim, para promover alívio momentâneo é recomendado mastigar pedaços de gelo para manter a boca fresca e úmida, além de dar preferência para alimentos frios.